Acadêmicos de Engenharia Elétrica automatizam irrigação de horta

2017-12-01 - 17:31:27

O sistema de automação para irrigação de hortas, foi desenvolvido por um grupo de alunos (Matheus Schmidt, Vitor Nuernberg, Thayna Rezende, Israel Fontanella  e  Leonardo Zatta Rovaris), como tema de trabalho interdisciplinar, iniciado na primeira fase do curso. A automação da horta,  tem como objetivo uma proposta sustentável, que possibilitará o aproveitamento da água da chuva, que será armazenada em cisterna e depois será bombeada para a horta. Para realização do projeto, os alunos aplicam os seus conhecimentos  gerais  adquiridos e também  da área elétrica . No entanto, além da orientação dos professores Janaina Antunes , Hellen Zago e Ramon Bolsoni, o grupo  conta com  a colaboração dos alunos da 6 fase do curso .“ O conhecimento dos  alunos da 6 fase, para a execução do projeto, é muito importante para garantir  e assegurar a eficiência do projeto, sendo  que a participação dos mesmos, se dá a partir de conteúdos específicos, vistos na disciplina de Fenômenos de Transporte  (6 fase), afirmam os professores envolvidos no projeto Janaina, Hellen e Ramon.

 O projeto está sendo implantado no Centro de Educação Infantil Turma do Cebolinha, no município de Sangão. Para a diretora do CEI, Eliana de Souza Fontana, é um privilégio para a escola dispor de uma horta sustentável automatizada. A horta enriquecerá o aprendizado de 170 crianças (número atual de crianças matriculadas). Com a horta, conteúdos que visam a sustentabilidade, ficaram cada vez mais fortalecidos em nossa escola.”

No último sábado (25/11), os alunos e os professores envolvidos visitaram a escola, para conhecer o espaço que será construída a horta e realizar algumas medições necessárias para a viabilização dos materiais para a automação. A previsão de execução, está marcada para o início de fevereiro ( antes do retorno das aulas).